Importância dos exames de laboratório nos cuidados com a saúde.
As decisões e diagnósticos médicos costumam ser definidos, em até 80% dos casos, através de exames de laboratório. Imagine que nosso corpo é um carro que precisa de revisões periódicas. Assim, vez ou outra é preciso procurar um mecânico que fará uma análise do que pode ou não estar funcionando corretamente, certo?
Da mesma forma, quando vamos ao médico, ele nos questiona sobre possíveis problemas, examina e solicita uma série de exames de laboratório, pois assim é possível verificar com mais exatidão como nossa "máquina" está se comportando.
Como são feitos de maneira rápida e fácil, esse tipo de exame auxilia na prevenção de doenças ou no agravamento delas. Principalmente aquelas que são mais silenciosas e não apresentam sintomas claros.
Por esse motivo, as consultas de rotina são tão importantes, ainda mais quando são complementadas com uma bateria de exames. Sobretudo porque a medicina preventiva é fundamental para a manutenção da saúde.
Confira a seguir quais os principais exames de laboratório e para qual finalidade são solicitados
Quais os exames de laboratório mais requisitados e por que são importantes?
Entre os exames de laboratório mais comuns e solicitados numa consulta de rotina estão os que utilizam o sangue, a urina e as fezes para verificar taxas de colesterol, glicose, presença de parasitas, etc. Veja a listas dos exames principais dentro da medicina preventiva
Hemograma
É o exame inicial para verificar a presença de anemia e infecções. Em pacientes com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas renais, deve ser feito anualmente.
Parasitológico de fezes
Este exame permite identificar a presença de parasitas intestinais através de uma avaliação macro e microscópica das fezes. Ele auxilia no diagnóstico de doenças causadas por parasitas e é indicado a partir de sintomas como dor abdominal, perda de peso sem causa aparente e falta de apetite.
Sumário de urina
É um dos exames de laboratório mais solicitados e faz parte do check-up de pacientes de todas as idades. Assim, o exame de urina não serve apenas para identificar uma infecção urinária, mas também pode fornecer dados suficientes que levam ao diagnóstico de diversas doenças, como o diabetes, por exemplo.
Colesterol e glicemia
São exames feitos a partir de amostra de sangue, que indicam se as taxas do chamado colesterol "ruim" estão elevadas, o que pode vir a a entupir os vasos sanguíneos. Portanto, é um exame de rotina que deve ser feito com frequência, especialmente em pacientes adultos ou que já apresentam predisposição.
Já o exame de glicemia, que também é feito a partir do sangue, é indicado para verificar a presença do diabetes (glicose alta), que é uma doença que pode ser bastante silenciosa e demorar a apresentar sintomas. Mas também serve para verificar se as taxas de glicose estão baixas, indicando hipoglicemia.
Triglicerídeos
Os triglicerídeos são uma espécie de gordura e uma importante fonte de energia. O exame serve para medir a quantidade de triglicerídeos no sangue, uma vez que as taxas muito altas podem significar um risco de pancreatite e de doença cardíaca. Este é um dos principais exames de laboratório, pois o tratamento para diminuir os triglicerídeos deve ser iniciado o mais cedo possível.
Ureia e Creatinina
Os exames de laboratório que medem as taxas de ureia e creatinina são indicados para avaliar o bom funcionamento dos rins. Afinal, as disfunções nesse órgão podem comprometer significativamente a saúde do paciente, e isso torna esses exames altamente importantes para a medicina preventiva.
TSH, TGP e TGO
O exame TSH, feito a partir do sangue, serve para verificar possíveis disfunções na glândula tireóide (hipotireoidismo ou hipertireoidismo). Já o TGP e o TGO são indicados para avaliar o fígado, indicando a presença de hepatites, cirrose e outras anomalias.
Segurança e confiabilidade das análises clínicas
Todos os processos que envolvem a realização de exames de laboratório são feitos a partir de três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Cada uma possui um alto rigor, desde a coleta do material, até a emissão do laudo.
Por isso, o nível de segurança dos exames de laboratório é capaz de gerar confiabilidade no trabalho de análises clínicas. Sobretudo por conta dos avanços tecnológicos, que têm garantido mais precisão e agilidade nos resultados.
No Laboratório Santa Helena é possível realizar todos esses exames e muitos outros, com uma estrutura completa e moderna, que garante a entrega rápida do resultado, com excelência nos processos de análises clínicas e toxicológicas.