Geriatria: conheça essa especialidade
quarta, 06 de julho de 2016
Durante o envelhecimento, nosso corpo passa por diversas modificações físicas e químicas e por isso os idosos precisam de atenção e cuidado especial. O geriatra é o médico especializado em todos os aspectos da saúde do idoso, sabendo identificar os sintomas que são normais da idade e os que podem ser alerta para alguma doença.
Enquanto a maioria das especialidades médicas é voltada para um órgão ou sistema do corpo humano, o geriatra se dedica ao idoso como um todo. É parecido com um pediatra, só que, ao invés de cuidar das crianças, esse médico tem todos os conhecimentos específicos da vida e complicações da terceira idade. Sua função é o controle e diagnóstico de doenças, além da preservação da autonomia do paciente.

Agende uma consulta com o Geriátra: 71 3622-7555
Complicações do envelhecimento
Ao longo dos anos, nosso corpo vai perdendo as suas funcionalidades, ou seja, a função de cada órgão e sistema do corpo. Durante a juventude e idade adulta, somos capazes de desempenhar muito mais do que o necessário no dia-a-dia graças às reservas funcionais. Só que, com a idade avançada, diversos fenômenos biológicos entram em ação causando a diminuição dessa reserva de capacidade.
Essa diminuição acontece tão lentamente que, algumas delas, iniciam já na infância. E é quando chegamos na velhice que nossas funcionalidades estão cada vez mais esgotadas. Por isso, doenças, remédios fortes, quedas e lesões significam sobrecargas que o corpo do idoso não está preparado. O geriatra é o médico responsável por perceber essas sobrecargas, como na prescrição de remédios ou exames invasivos, e tentar evitar consequências negativas.
A velhice é uma época da vida com muitas fragilidades, em que a pessoa precisa se adaptar as suas novas condições de vida. Nesse momento, contar com a atenção e acompanhamento periódico de um especialista geriatra é muito importante!
Quando procurar um geriatra?
Se o geriatra é o médico do idoso, afinal, quando é que se deve procurar esse especialista? Segundo a Organização Mundial da Saúde, são considerados idosos os homens e mulheres com 65 anos de idade ou mais. Só que, dependendo do estilo de vida e das condições físicas, idosos da mesma idade podem apresentar estados de saúde bem distintos. Mesmo com essas distinções, quem já atingiu essa idade, tem dois bons motivos para procurar o geriatra:
Prevenção - Para envelhecer de maneira saudável e evitar doenças graves, crônicas ou outros problemas de saúde, o geriatra é o médico capacitado a passar para o paciente e seus familiares todas as orientações necessárias;
Acompanhamento - Com consultas periódicas, o geriatra consegue acompanhar o processo natural do envelhecimento e também identificar anormalidades, evitando sequelas e promovendo reabilitação.
O geriatra, ao perceber um problema mais sério, encaminha o idoso para outra especialidade, como um cardiologista, pneumologista ou ortopedista, que passam tratamentos específicos. Além disso, o geriatra é muito importante para avaliar todos os medicamentos dos idosos, que algumas vezes são muitos, e analisar as interações medicamentosas que podem causar reações e efeitos colaterais.
Ter um geriatra é ter o seu próprio médico, que conhece o seu corpo, suas condições e o seu histórico. Esse especialista pode atender, apoiar e orientar o paciente a qualquer hora e qualquer dia. Geralmente, as consultas são feitas no consultório médico ou na casa do paciente. E em situações de internação, o geriatra também pode atuar dentro do hospital.
Você já conhecia as funções e vantagens de ter um médico geriatra? Para mais informações agende uma consulta: 71 3622-7555