- É direito do paciente ter um atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte dos profissionais do laboratório. Tendo disponível local adequado para seu atendimento de acordo com as necessidades de cada um.
- É direito do paciente ser identificado pelo nome e sobrenome com dignidade e respeito as diferenças, todos devem ser atendidos sem nenhum tipo de preconceito de cor, raça, idade, orientação sexual, estado de saúde ou nível social, tendo privacidade quanto á sua identificação.
- É direito do paciente estar ciente das condições de preparo dos exames, dos procedimentos a serem realizados, concedendo ou recusando sua realização, assumindo as devidas responsabilidades por sua decisão.
- É direito do paciente exigir que todo o material utilizado esteja em condições de uso, que seja esterilizado ou descartável e manipulado de acordo ás normas de higiene e prevenção.
- É direito do paciente á sua segurança e integridade física nos estabelecimentos de saúde sendo ele privado ou públicos.
- É direito do paciente ser resguardados de seus segredos (histórico do paciente, resultados de exames anteriores, prontuários) através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou a saúde pública.