O que é PCMSO e qual sua importância?
A saúde e a segurança do colaborador são itens indispensáveis para qualquer empresa. Investir nesses elementos pode significar muita economia à medida em que se previne doenças e acidentes e, automaticamente, se aumenta a produtividade.
Na busca pelo bem-estar do trabalhador você não pode deixar de investir no PCMSO (Programa de Controle Médico Ocupacional). Além de obrigatório, ele traz inúmeras vantagens para o seu negócio. Quer saber mais? Então continue a leitura.
O que é PCMSO?
Toda empresa com pelo menos um empregado deve ter um Programa de Controle Médico Ocupacional, conhecido como PCMSO. Ele é regulamentado pelo artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela NR 7 do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta ferramenta indica os exames que devem ser feitos pelos colaboradores dependendo da função e do risco, entre eles estão: exame admissional, exame periódico, exame demissional, exames para mudança de função e retorno ao trabalho.
Quais as vantagens do PCMSO?
O PCMSO protege a empresa de futuros processos porque identifica as doenças que já acompanham o colaborador no momento em que começa a atuar no cargo. Dessa forma, é possível comprovar quais enfermidades foram adquiridas posteriormente e não foram responsabilidade do ambiente de trabalho.
O programa também beneficia o funcionário porque atua antecipando doenças que possam vir a surgir no trabalho ou no dia a dia indicando o tratamento adequado. Além disso, é possível identificar riscos na mudança de função.
Outra garantia ao colaborador se refere aos casos de doenças ou acidentes, onde garante que ele seja amparado e a empresa responsabilizada.
Lembrando que o desenvolvimento do PCMSO só é possível a partir de um bom Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Recomenda-se ainda unir ambos a outros programas da empresa para ter ainda mais controle da saúde e segurança do funcionário.
Além de implantar programas como o PCMSO, existem outras formas de garantir o bem-estar e a segurança do colaborador. Por isso, preparamos dicas essenciais para gerir a medicina do trabalho na empresa. Confira!