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Vida e Saúde - Blog

Conheça a NR 05 e saiba mais sobre as suas atribuições.

segunda, 17 de setembro de 2018

Toda prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho deve ser considerada de extrema importância por todos os organismos responsáveis. Pensando nisso, foi criada a NR 5 (Norma Regulamentadora 5) que trata da aplicação de condutas para a prevenção de acidentes no trabalho. No ano de 1999, para cumprir esta função, foi criada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - a CIPA, pelo Ministério do Trabalho.

Qual a importância da norma regulamentadora NR 5?

A função da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças que acontecem no ambiente de trabalho, de modo a promover a saúde do trabalhador. Como órgão de acompanhamento, a CIPA tem também como objetivo observar todas as regras referentes aos riscos e à integridade física dos trabalhadores, para que através da norma regulamentadora a empresa sempre possa adotar novas medidas.

A CIPA então serve como mediadora entre os trabalhadores e a direção da empresa, estabelecendo uma rica comunicação mais transparente dentro do ambiente de trabalho, em que cada solução seja resolvida da melhor forma.

O que a CIPA prevê para contemplar os diversos aspectos de segurança e atender as exigências da NR 5 é:

  • riscos que podem acontecer no ambiente de trabalho;
  • doenças que se desenvolvem pela exposição e falta de segurança;
  • investigar e prevenir possíveis acidentes;
  • discutir entre todos sobre implantações de novas medidas no ambiente de trabalho;
  • conferir se a norma regulamentadora está sendo aplicada;
  • construir planos de trabalho com a empresa e os trabalhadores;
  • promover o cumprimento da norma regulamentadora relacionado à segurança e saúde do trabalhador.

A gestão da saúde ocupacional cumpre um importante papel para a empresa e para os trabalhadores em geral. Uma das melhores formas de adequar os padrões de normas e planos de trabalho é a terceirização desse serviço, que pode designar a CIPA nas condições de promover o total desenvolvimento de ações de prevenção contra acidentes e doenças laborais.

O sucesso da CIPA é o resultado das ações efetivas dentro da empresa para proteger o trabalhador e proporcionar um ambiente laboral seguro.

A sua empresa está investindo em saúde e segurança do trabalho? Quer saber mais sobre isso e como fazer para ter sucesso nessas questões?

Ligue 3622-7552 

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