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Vida e Saúde - Blog

Saiba como evitar falhas no e-social.

terça, 13 de março de 2018

O e-social está sendo implantado a todo o vapor e isso implica na mudança de algumas rotinas cruciais dentro de diversos departamentos de uma empresa. A começar que algumas rotinas não realizadas podem gerar multas e inconsistências no sistema. É importante conhecer as mudanças que o sistema irá acarretar e estar atento para saber como evitar falhas no e-social. 

Além de preparar a área de tecnologia, é fundamental treinar os departamentos impactados pelas mudanças, o que a longo prazo resultará na redução de burocracia e integração de informações utilizadas por órgãos distintos e diretamente envolvidos em questões trabalhistas. O departamento mais impactado será a área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Isso porque nessa área se concentra grande parte das informações pertinentes ao e-social. 

Cadastro de funcionários, recolhimento de contribuições, contratos de trabalho, concessão de benefícios serão lançados no sistema e devem estar revisados para evitar erros, uma vez que, somente pessoalmente, poderão ser corrigidos. Embora esse processo seja trabalhoso e sua adaptação deva levar alguns meses, o setor deve ser bastante beneficiado com as melhorias implantadas a partir do próximo ano. 

Assim para que todos saibam como evitar falhas no e-social serão necessários treinamentos e capacitações adequadas para todos os departamentos da empresa, e foco principalmente na área de TI, que deverá manter tudo em dia para que não haja problemas com servidores nem estrutura lógica para que o sistema seja implantado. Feito isso, é fundamental que todos os colaboradores estejam igualmente cientes das mudanças acarretadas pelo novo sistema.

Saiba como evitar falhas no e-social:

1) Informe corretamente as admissões de novos colaboradores

Com a implantação do e-social, todas as informações referentes a admissão de novos colaboradores deve ser encaminhada com um dia de antecedência ao dia de início das atividades laborais dos mesmos. Não informar devidamente o início de novos funcionários acarretará em multas bastante pesadas tanto para grandes quanto para pequenas empresas.

2) Informações contratuais e cadastrais

Cabe ao empregador manter dados cadastrais e contratuais devidamente atualizados no e-social. Caso essas informações não estejam atualizadas, o empregador receberá multas por parte dos órgão reguladores. 

3) Comunicação de afastamentos temporários

Uma forma importante de evitar falhas no e-social é comunicar corretamente todos os casos de afastamentos temporários, independente do motivo, relativos ao quadro de funcionários. Além de evitar problemas no sistema, dessa forma a empresa evitará a ocorrência de multas por falta do repasse correto de informações.

4) Atestado de Saúde Ocupacional

Conforme determinado pela Norma Regulamentadora nº 7 do Ministério do Trabalho e Emprego, o repasse do atestado de saúde ocupacional (ASO) é obrigatório, e deve ser realizado em diversas situações. Caso não emita o atestado de saúde ocupacional nos casos previstos, a empresa estará sujeita a multas que variam de R$ 402,53 a R$ 4.025,33.

5) Acidentes de trabalho

É obrigação da empresa informar todo e qualquer acidente de trabalho envolvendo seus colaboradores, até um dia após o ocorrido, exceto em caso de óbito, quando deve ser informado imediatamente. Não cumprir essa regulamentação dentro do prazo previsto, irá gerar multa para a empresa pelo não cumprimento dessas normas. 

6) Exposição a riscos

Todas as informações referente a funcionários expostos a componentes químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes que possam ser prejudiciais à saúde e integridade física dos colaboradores devem ser repassadas através do e-social, pois em alguns casos esses colaboradores podem ter direito a aposentadoria especial. É muito importante ponderar sobre como evitar falhas no e-social, principalmente nesses casos, pois as multas, de acordo com a gravidade do caso, podem variar de R$ 1.812,87 a R$ 181.284,63, conforme a situação.

Essas e outras informações estão entre os erros comuns que podem ocorrer no sistema, e por isso é de suma importância capacitar as equipes e informar como evitar falhas no e-social, que podem prejudicar e comprometer a situação legal e financeira da empresa, devido ao repasse incorreto de informações. 

Somente o treinamento pode evitar problemas com a fiscalização e criar oportunidades para seus colaboradores saberem como evitar falhas no e-social será crucial para que a empresa se mantenha em dia com a saúde e segurança de seus colaboradores.

 

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